
Categoria: Notícias
Data: 13/05/2025
Boas notícias do Seminário Simonton, RJ
Sérgio Kitagawa
O mês de fevereiro marcou o início das atividades acadêmicas do Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Ashbel Green Simonton. Na manhã do dia 1 de fevereiro, na IP do Rio de Janeiro, a igreja mãe do presbiterianismo nacional, realizou-se a cerimônia de colação de grau da turma Rev. Evaldo Beranger, dos formandos de 2024. Presidida pelo Rev. Sérgio Kitagawa, diretor do STPS, a cerimônia foi conduzida pelo Rev. Adelino Barros, capelão. O evento contou com a presença do Presb. Paulo Mendes de Oliveira Júnior, representante da Junta de Educação Teológica (JET/IPB) e do Rev. Sandro Moreira de Matos, presidente da Junta Regional de Educação Teológica (JURET-Rio). O STPS foi acolhido pelos pastores da igreja, Rev. Renato Porpino e Rev. Isaías Cavalcanti e pelo vice-presidente do Conselho, Presb. Assuero de Oliveira Silva. Uma merecida homenagem foi prestada à memória do Rev. Evaldo Beranger, falecido em setembro de 2023, e que foi professor do STPS e de outras instituições durante anos, marcando gerações de pastores. Representaram o patrono sua mãe, D. Maria de Lourdes Lopes Beranger, e a viúva, Profª Beatriz Beranger.
Turma Rev. Evaldo Beranger (formandos STPS – 2024)
Profª Beatriz Beranger, viúva do patrono, Rev. Evaldo Beranger, saúda os formandos e toda a igreja
Na noite do dia 3 de fevereiro teve lugar o Culto de Abertura do Ano Letivo, realizado na capela do STPS. A aula magna foi proferida pelo Rev. José Romeu da Silva, 2º secretário do SC/IPB. Estiveram presentes vários tutores, presidentes de Sínodo e presbitérios, além de familiares dos alunos. A JURET-Rio marcou presença por meio de seu secretário, Rev. Arivelton Peisini. Na ocasião, foram recepcionados os novos alunos.
Rev. José Romeu proferindo a Aula Magna
A semana de intensa atividade teve continuidade com a realização da Semana Teológica, aberta ao público, com o tema “O Papel da Igreja no Enfrentamento das Drogas”. Os membros da Comissão designada pela CE-SC/IPB para elaborar Carta Pastoral sobre o tema da descriminalização das drogas reuniu-se no STPS entre os dias 3 e 5 durante o dia e, à noite, apresentou aos alunos e convidados os diferentes aspectos do debate: no dia 4, os aspectos jurídicos foram apresentados pelo Presb. Emmanuel Augusto de Oliveira Carlos, presidente do Sínodo de Curitiba e Professor do Seminário Presbiteriano do Sul – Extensão Curitiba; os aspectos técnico científicos foram abordados pelo Profº Dr. Filiphe de Paula Nunes Mesquita, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No dia 5, os aspectos teológicos pastorais foram discutidos pelo Rev. José Romeu e pelo Rev. Sérgio Kitagawa. O Presb. Dante Venturini de Barros, presidente do Sínodo de Piratininga e o Rev. Robson da Morte Garcez mediaram a interação entre o público e os painelistas.
Comissão Especial reunida no STPS: Semana Teológica teve como tema a pauta trabalhada pela comissão
Nos dias 6 e 7 de fevereiro realizou-se a Semana Acadêmica, sob a coordenação do Departamento Acadêmico, liderado pelo Rev. João Batista Borges, coordenador do curso e Profª Simone Xavier, orientadora pedagógica. No evento, aberto ao público, os alunos concluintes apresentaram seus projetos de pesquisa em formato de Simpósio Temático. Os professores do STPS e convidados discutiram os projetos e deram orientações acadêmicas.
Semana Acadêmica. Na foto, professores e alunos de uma das seis mesas temáticas
No dia 19 de fevereiro, na IP de Guarus, em Campos dos Goytacazes, a primeira turma presencial do Curso Introdutório de Teologia (CIT) recebeu os certificados de conclusão. O Culto de Ação de Graças foi conduzido pelo Rev. Lemuel Rodrigues Cunha, pastor da igreja e professor do CIT e o pregador foi o Rev. Sérgio Kitagawa, diretor do STPS. Compareceram o Rev. Zenilton Coutinho, presidente do Sínodo Norte Fluminense e o Rev. Eliseu Martins Santos, presidente do Presbitério Norte Fluminense.
Formandos do Curso Introdutório de Teologia realizado em Campos dos Goytacazes
No dia 20 de fevereiro, foi a vez do lançamento de livros de professores: Fé em tempos de diversidade: encontrando a identidade cristã em um mundo em mutação, do Rev. Júnio César Lima Rodrigues, coordenador do Departamento de Teologia Histórica da graduação. Calvinismo e ação social, do Rev. Agemir de Carvalho Dias, como resultado de suas aulas na pós-graduação em Cosmovisão Reformada do STPS. Agemir é também professor da extensão do SPS em Curitiba.
O intenso mês de fevereiro se encerrou com a apresentação do Projeto Okulongela Omwene pelo missionário Rev. Ricardo Narciso, que trouxe a mensagem no culto devocional semanal do STPS no dia 26. Coordenador da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Líderes do STPS e professor no Curso Livre de Graduação em Teologia, o Rev. Ricardo é missionário da APMT preparando-se para embarcar para Angola e atuar no ensino teológico. A comunidade acadêmica do STPS foi desafiada a participar ativamente do projeto em oração, divulgação e contribuição financeira individual.
Rev. Ricardo Narciso apresentando o projeto Okulongela Omwene, para servir na Educação Teológica junto a Igreja Presbiteriana de Angola
Louvamos a Deus pelo início da mais um ano letivo e pelos grandes desafios que temos à frente! Ainda no mês de fevereiro, teve início a nova turma de pós-graduação em Cosmovisão Reformada (as inscrições ainda estão abertas!) e no mês de março os cursos online da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Líderes terão seu início: Curso Introdutório de Teologia (CIT), Curso de Aperfeiçoamento de Líderes (CAL), Curso de Formação de Oficiais (CFO) e Curso de Formação de Professores (CFP). No dia 17 de março, foram entregues os certificados de conclusão de curso aos concluintes das turmas de 2024. A cerimônia, presidida pelo diretor, Rev. Sérgio e conduzida pelo capelão, Rev. Adelino, contou com a presença do Rev. Sandro Matos, presidente da JURET-Rio e do Rev. Marcos Simões, presidente do Sínodo Carioca.
Formandos da EFAL/STPS
O Seminário Simonton tem prezado a formação integral de seus alunos e também o acolhimento das esposas, noivas e namoradas de seminaristas e mesmo de toda sua família por meio do projeto “Casa de Isabel”, de responsabilidade da capelania. Tendo como inspiração o acolhimento de Isabel a Maria quando se preparava para o nascimento de Jesus, busca-se perceber o Seminário como parte da igreja, sendo casa de acolhimento dos alunos e suas famílias. Assim, no dia 26 de março, a fisioterapeuta Danielle Aparecida palestrou sobre “Saúde Preventiva”, num primeiro momento a todos os alunos e convidados e logo em seguida, em um encontro exclusivo com as irmãs. Destacou a necessidade do cuidado com o corpo como indispensável a quem cuida de outros.
Participantes do Projeto “Casa de Isabel”
No dia 31 de março, o STPS recebeu a reunião dos presidentes dos Sínodos do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de orar e pensar juntos estratégias para a expansão do Reino de Deus. O Seminário tem aberto suas portas para as lideranças do Estado e suas Forças de Integração, em esforço de apoio mútuo aos seus ministérios.
Reunião dos Presidentes de Sínodo do Estado do Rio de Janeiro
Sob o lema “sem devoção não há formação”, o Seminário Simonton, o Seminário Presbiteriano do Rio de Janeiro, tem buscado unir piedade à reflexão acadêmica sob o referencial da teologia reformada e ao compromisso com a expansão do evangelho do reino.
O Rev. Sérgio T.L. Kitagawa é o Diretor do Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Ashbel Green Simonton